Meu coelho não consegue andar, o que fazer?

O coelho doméstico (Oryctolagus cuniculus) tem origem nos coelhos selvagens da Europa.  Não são roedores, eles fazem parte da ordem de pequenos mamíferos herbívoros chamados Lagomorfos. Mas ficamos em dúvida quanto a algumas situações, como: Meu coelho não consegue andar? O que fazer? Vamos te explicar sobre isto.

Meu coelho não consegue andar

Há diferentes doenças que podem levar o seu coelho a não conseguir andar. Algumas vezes pode afetar somente uma pata, as patas da frente, as patas traseiras ou até as quatro patas.

Os coelhos podem ter essas lesões, de origem traumática, por possuir baixa massa muscular que protege as suas vértebras e por possuírem grande massa muscular e força nos membros posteriores.

Quando o coelho não consegue andar, é um problema difícil para o seu tutor e para o próprio coelho.

Algumas causas que fazem o seu coelho não conseguir andar

Algumas causas são: fratura vertebral devido ao manuseio incorreto ao segurar o coelho; a queda de algum objeto pesado sobre a coluna do coelho; a queda do seu pet de grandes alturas; golpes que ele mesmo pode dar-se na gaiola ou em algum outro tipo de superfície rígida; ser pisado acidentalmente pelo tutor; hérnia de disco; abscessos espinhais; envenenamento; falta de cálcio; doenças infecciosas que causam inflamação do cérebro, fraqueza devido a falhas em vários sistemas.

Sintomas

Você sempre deve estar atento a qualquer mudança na rotina e na postura do seu coelho!

O seu coelho pode não conseguir andar por estar com paralisia flácida dos membros posteriores, e ele vai ficar em uma postura inclinada ou ficar sentado.

Pode também apresentar paraplegia rígida, onde não conseguirá movimentar as patas por estarem muito rígidas, e pode levar a incontinência urinária ou fecal.

Portanto é muito importante sempre estar atento ao seu pet.

O quer fazer?

Ao perceber qualquer alteração na movimentação ou postura do seu coelho, que o impeça de andar, leve ao veterinário imediatamente! Somente o veterinário poderá diagnosticar e medicar o seu pet. 

Como evitar as quedas

Tenha o cuidado de não deixar o seu coelho em locais com piso muito escorregadio. Sempre tenha muito cuidado ao segurá-lo, nunca pegando pelas orelhas ou pelas patas.

Procure não deixar o seu pet perto de animais que possam assustá-lo, como cachorros grandes e evite também barulhos altos que podem assustá-lo e acabar levando a uma fratura, devido a movimentos bruscos dele.

Evite deixar que crianças pequenas segurem o seu coelho ou pessoas que não saibam segurá-lo corretamente!

A paralisia geralmente é uma condição irreversível, mas, atualmente há muitas alternativas que, proporcionam alívio do desconforto para o seu pet.

Sempre consulte o veterinário do seu coelho

Oferecemos informações sobre os coelhos, mas, é ideal sempre consultar o veterinário, que ajudará na manutenção da longevidade de seus animais, ele estuda e dedica sua vida para oferecer um ótimo trabalho em ajudar todos com seus pets, ele pode analisar o seu coelho de forma individual, oferecendo informações especificas e úteis.

Obrigado por estar buscando mais informações sobre o seu coelho! Você esta sendo uma pessoa melhor! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o texto nos comentários, dê depoimentos sobre o seu coelho e o amor que tem por ele. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

 

You might also like

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dezenove + 12 =

Menu