Nenhum comentário

Por que minha calopsita se coça tanto? O que fazer?

calopsita se coçando

Calopsita se coçando

Muitas pessoas se perguntam o porquê da calopsita se coçar tanto, “será que ela está com pulga?”, “será que está com piolho?”. Fiquem tranquilos, isso é absolutamente normal! O fato da calopsita se coçar não significa que ela está com piolho, nesse artigo podemos te explicar os motivos certos!

Por que ela está sempre se coçando?

É muito comum as aves se coçarem. Elas fazem isso para poderem se limpar, tanto penas antigas como as penas que estão nascendo. É comum as pessoas pensarem que a calopsita não gosta de banho, nem de água, mas é exatamente por isso! Elas já se limpam o tempo inteiro! Um outro motivo dela ficar se bicando é por conta das penas novas. A pena nasce em um tipo de tubo, então as calopsitas ficam bicando esse tubo até que elas consigam liberar as penas.

calopsita se coçando

Época de muda pode fazer ela se “coçar”

A troca das penas das aves são comuns. No caso das calopsitas, a primeira muda ocorre quando tem cerca de seis meses, depois na fase adulta, quando tem cerca de um ano de idade. Outras mudas de penas podem ocorrer depois do período de reprodução. É bastante comum nessas épocas de muda de penas que a ave solte um pó branco, isso é absolutamente normal, é a queratina das penas!

calopsita se coçando

Cuidados que devo ter para que minha ave não tenha parasitas

Os parasitas são específicos em cada animal, existem os dos cachorros, gatos, seres humanos e até as aves. O acúmulo de sujeira e a falta de higiene, faz com que o ambiente se torne propício a parasitas, que podem assim, começar a incomodar a ave. A higiene e o cuidado com o seu animal são extremamente importantes. É importante lembrar também que esses parasitas não são transmitidos aos seres humanos.

Os piolhos são divididos entre sugadores (sangue), comuns nos seres humanos, e mastigadores (pena), comuns em aves. Os mastigadores têm em comum suas peças bucais adaptadas para mastigação. Quando hospedado, o parasita pode causar um grande incômodo na ave.

Como posso saber se realmente é piolho ou ácaro?

Os piolhos são viseis para os seres humanos, então basta observar suas penas. Caso encontre-os, a melhor coisa é levá-la ao veterinário. Já os ácaros, causam queda e perca do brilho das penas do animal. Basta examinar as penas do seu animal contra a luz para saber se elas continuam saudáveis. Alguns remédios podem ser tóxicos e podem matar a ave, então nunca os use por conta própria, busque sempre a orientação do veterinário.

Se você chegou até aqui… Está prestes a ter uma calopsita mansa e saudável! 

Ter uma ave exige muitos cuidados! As vezes você pode tomar decisões erradas, isso não é sua culpa…

Felizmente existe um GUIA COMPLETO para você!

Se você ama e deseja que sua calopsita seja dócil e inteligente, clique no botão abaixo⤵️⤵️calopsita

Se tiver interesse, um ótimo vídeo que pode lhe dar informações boas sobre o assunto é este aqui!⤵️

Obrigado por estar buscando mais informações sobre seu pet! Você esta sendo um exemplo! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o assunto!

Para todos serem beneficiados de sua opinião! Comente aqui embaixo sobre o artigo, dê depoimentos sobre seu pet e o amor que tem por ele. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

You might also like

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

um × 2 =

Menu