Nenhum comentário

O que dar para a calopsita alimentar os filhotes?

As calopsitas conquistaram o coração de todos os criadores de aves. Elas são muito inteligentes e dóceis, e ficaram populares em todo o mundo. Conforme você cria uma ave, podem aparecer algumas dúvidas, como: O que dar para as calopsitas alimentarem os filhotes? A alimentação deverá ser reforçada? Queremos ajudar você, informando tudo o que for necessário, tendo assim uma segurança maior na criação e cuidado da ave.

Cuidados após o nascimento dos filhotes

 As aves realizam o chamado “cuidado parental”. O que isso significa? Que após o nascimento, serão os próprios pais a se encarregarem de atender às necessidades básicas dos filhotes. Os filhotes de calopsita, no entanto, necessitam do auxílio do tutor, para garantir a sobrevivência dos recém-nascidos.

Após o nascimento dos filhotes, é responsabilidade do dono manter a área onde as calopsitas ficam sempre limpas e acompanhar de perto o desenvolvimento dos filhotes.

Contanto que estejam saudáveis, os pais manterão os filhotes quentinhos através da transferência de calor do próprio corpo. Na parte da alimentação, eles mastigam o alimento e o regurgitam para oferecê-lo ao filhote. Isso é fundamental pois, dessa forma, o alimento já vem com enzimas importantes para auxiliar na digestão.

Para garantir a saúde das novas aves, é necessário que os pais tenham uma boa condição de saúde, que pode ser feita através da avaliação periódica por um veterinário e por exames, o que promoverá a prevenção de doenças infecciosas.

O que dar para a calopsita alimentar os filhotes  

Quando nascem em um viveiro adequado, os filhotes de calopsita não sofrem estresse, os pais (tanto o macho quanto a fêmea) se revezam instintivamente para alimentá-los, enquanto um busca a comida o outro toma conta do ninho.

Nessa fase, o dono deve oferecer alimentação abundante para que eles consigam cuidar bem do seu filhinho, como rações em seus alimentadores e frutas que devem ser picadas e colocadas frescas no viveiro.

O tutor deverá continuar a fornecer alimentação básica (sementes, ração, legumes, frutas e verduras), mas é importante duplicar a quantidade de alimento que se costumava dar, acrescentando a farinhada, pois a proteína é importante para o desenvolvimento do filhote, principalmente nessa fase inicial. Também pode ser reforçado o uso do milho, ovo e aveia. Pode-se colocar cálcio (suplemento em gotas), na água. (verificar a dosagem na embalagem do produto e utilizar somente na época de ninho).

E os próprios pais se encarregarão do resto. Geralmente, nos dois primeiros dias, o filhote quase não é alimentado. Ele nasce com uma reserva de alimento obtida ainda dentro da casca do ovo.

A frequência de alimentação oferecida pelos pais irá variar conforme a fase de vida dos filhotes. No inicio e até os 15 dias de vida aproximadamente, os pais ficam ansiosos por alimentar os filhotes, em quantidade e periodicidade. Depois desse período, os pais podem começar a se ausentar mais tempo do ninho e a alimentar os filhotes menos vezes ao dia.

Observação constante

É muito importante o dono ficar atento se os filhotes estão sendo bem alimentados pelos pais, verificando se os mais novos recebem o mesmo tratamento dos mais velhos.

Caso observe que o mais novinho não está sendo suficientemente alimentado, coloque-o na frente dos demais.

Aos 20 dias, os filhotes já estarão com os olhos abertos e com algumas penas. Após 30 dias, eles se tornam mais independentes e começam a buscar alimento sólido por conta própria.

Durante todo esse período, é essencial oferecer aos pais uma ração para calopsita de qualidade. E também manter a gaiola sempre limpa e em local tranquilo, seguro e longe de correntes de vento.

Se você chegou até aqui… Está prestes a ter uma calopsita mansa e saudável!

Ter uma ave exige muitos cuidados! As vezes você pode tomar decisões erradas, isso não é sua culpa…

Felizmente existe um GUIA COMPLETO para você!

Se você ama e deseja que sua calopsita seja dócil e inteligente, clique no botão abaixo⤵️⤵️

calopsita

Um vídeo bom que pode te ajudar é esse!⤵️

Obrigado por estar buscando mais informações sobre sua calopsita! Você esta sendo uma pessoa melhor! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o texto nos comentários, dê depoimentos sobre sua calopsita e o amor que tem por ela. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

 

 

 

 

You might also like

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

vinte − 19 =

Menu