Nenhum comentário

Minha calopsita parou de andar

As Calopsitas (Nymphicus hollandicus) são famosas no mundo todo e são conhecidas pelo seu jeito dócil e curioso, é uma ave que pode se tornar sua melhor amiga, se for tratada com amor e carinho, pode aprender truques, e até seguir seu dono querendo sua atenção, são carinhosas e podem te trazer muita felicidade, mas, às vezes podem ter comportamentos que deixam seus donos preocupados, como quando a calopsita para de andar. E ai surgem as perguntas: Minha calopsita parou de andar? Minha calopsita está doente? Neste artigo iremos te explicar isso.

Calopsita parou de andar

Se a sua calopsita estava bem, sem apresentar nenhuma alteração ou problema e de repente não está andando mais, podem ser por vários motivos, que iremos explicar aqui.

Ela pode ter caído do poleiro, e machucado a pata ou se você tiver mais que uma calopsita, pode ter havido uma briga e ela acabou se machucando, e consequentemente, parou de andar, sendo uma paralisia por trauma.

A paralisia das patas também pode ocorrer por fatores nutricionais, por deficiência de algumas vitaminas ou de cálcio.

Pode ter sido causada por bactérias, como a clamídia, que pode ficar latente na calopsita e quando se manifestar, levar a paralisia das patas. Falamos sobre a clamidiose em outro artigo (Minha calopsita machucou o olho).

Se a calospita estiver com fungos, estes produzem microtoxinas que podem levar a lesões neurológicas, como a paralisia das patas.

O botulismo também é causador da paralisia em calopsitas.

A intoxicação por metais pesados leva a paralisia, se ela ingeriu jornal ou caso a gaiola seja revestida de zinco ou ainda se a calopsita esteve em contato ao roer algum material que tivesse presente na sua constituição, os metais pesados.

Como evitar a paralisia

Para evitar a contaminação por botulismo, clamídia e fungos, é necessário ter muito cuidado com a higiene da gaiola da sua calopsita. Sempre manter limpa, evitar deixar a gaiola em locais que possam ter a presença de roedores ou insetos.

Não usar sementes vendidas a granel, pois podem ter fungos. E mantenha as sementes bem guardadas, fechadas, para não criar fungos.

Quando causada por fatores nutricionais, o veterinário irá te dizer qual a vitamina que está em deficiência, por exames laboratoriais ou mesmo ao você descrever a dieta da sua calopsita, e te explicará o que fazer para corrigir isso.

Para evitar a intoxicação de metais pesados é fundamental que a calopsita não tenha contato com o jornal que for utilizado para forrar a gaiola, ou seja, a gaiola deverá ter uma grade de proteção para evitar que a calopsita possa ter contato direto com o jornal ou folha de revista que for utilizado para forrar a gaiola.

Cuidado ao oferecer brinquedos que não sejam específicos para as calopsitas, pois podem conter material tóxico para elas.

como saber a idade da calopsita

Como proceder ao perceber que a calopsita parou de andar?

O ideal é levar ao veterinário o mais rápido possível, para que ele possa avaliar e descobrir qual a causa, e assim, oferecer o tratamento adequado a sua calopsita.

Não demorem em levar a sua calopsita ao veterinário, algumas paralisias podem ser reversíveis, se tratadas logo no início.

Se você chegou até aqui… Está prestes a ter uma calopsita mansa e saudável!

Ter uma ave exige muitos cuidados! As vezes você pode tomar decisões erradas, isso não é sua culpa…

Felizmente existe um GUIA COMPLETO para você!

Se você ama e deseja que sua calopsita seja dócil e inteligente, clique no botão abaixocalopsita

Um vídeo bom que pode te ajudar é esse!⤵️

 

Obrigado por estar buscando mais informações sobre sua calopsita! Você esta sendo uma pessoa melhor! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o texto nos comentários, dê depoimentos sobre sua calopsita e o amor que tem por ela. Obrigado a todos que chegaram até aqui!!💜💛

 

You might also like

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

5 × cinco =

Menu