Nenhum comentário

Minha calopsita está toda arrepiada. O que fazer?

Sobre a calopsita

A Calopsita é uma ave muito conhecida, apesar de ser uma ave nativa da Austrália, ela se encontra presente em todos os continentes do mundo. É uma das melhores escolhas para se ter em casa. Participam do gênero dos psitacídeos, mesmos das araras, cacatuas e papagaios. É um animal muito inteligente e dócil, se for estimulada pode virar sua melhor amiga, podendo assim te seguir, aprender truques, requerer sua atenção e carinho no dia a dia. Mas, às vezes a calopsita não interage da forma esperada, e você pergunta: Minha calopsita está toda arrepiada, o que fazer? Vamos  responder isso neste artigo.

Calopsita toda arrepiada

Se a sua calopsita está toda arrepiada, é necessário verificar alguns motivos que podem levar a isso.

Está muito frio? No frio as calopsitas podem ficar com as penas arrepiadas/ eriçadas. Verifique se a gaiola está em local com corrente de vento, observe se está entrando muito vento ou frio por algum local da casa e assim, ter deixado a sua calopsita com mais frio. Também é importante observar se a sua calopsita está se alimentando bem e interagindo normalmente com você, se estiver tudo bem, então é só frio mesmo.

Mas, se ela estiver toda arrepiada, encorujada, quieta, os olhos podem estar fechados parcialmente e no fundo da gaiola e não está se alimentando bem, então ela pode estar doente.   

como saber a idade da calopsita

O que fazer?

Leve a sua calopsita ao veterinário! Algumas doenças podem causar esse comportamento e somente o veterinário pode diagnosticar e prescrever a medicação correta. Não dê nenhum antibiótico ou anti-inflamatório por conta própria, você pode matar a sua calopsita!

Coccidiose

A coccidiose é uma doença do trato intestinal e geralmente os pombos apresentam coccídeos alojados no intestino delgado. Calopsitas mal alimentadas, ou submetidas a estresse, e as que recebem rações pobres em nutrientes essenciais,  como a vitamina A e proteínas, são mais facilmente vítimas desta doença.

A transmissão da doença ocorre através de oocistos que são eliminados com as fezes e a urina, e eles contaminam os alimentos e a água. Quando se instala na parede do intestino, causam lesões e danos a saúde da calopsita.

Os sintomas da coccidiose são: penas arrepiadas, sonolência, perda do apetite, diarreia de coloração variando do esbranquiçado ao vermelho (sanguinolenta), fraqueza, palidez na coloração da pele e magreza, O tratamento é feito através de medicamentos denominados de coccidiostáticos, receitados pelo veterinário.

Salmonelose

É causada pelo contato da calopsita com a salmonela de ovos, normalmente ocorrem por terem sido dados ovos com casca não cozidos ou não cozidos o suficiente.

Os principais sintomas são o desânimo, apatia, penas arrepiadas, olhos pesados, sede excessiva, cloaca suja de fezes e ventre inchado.

Tratamento é prescrito pelo veterinário.

Sempre consulte o veterinário da sua calopsita

Oferecemos várias informações sobre o comportamento das calopsitas e de outros animais, mas, é ideal sempre consultar o veterinário, que ajudará na manutenção da longevidade de seus animais, ele estuda e dedica sua vida para oferecer um ótimo trabalho em ajudar todos com seus pets, ele pode analisar sua calopsita de forma individual, oferecendo informações especificas e úteis.

Se você chegou até aqui… Está prestes a ter uma calopsita mansa e saudável!

Ter uma ave exige muitos cuidados! As vezes você pode tomar decisões erradas, isso não é sua culpa…

Felizmente existe um GUIA COMPLETO para você!

Se você ama e deseja que sua calopsita seja dócil e inteligente, clique no botão abaixo⤵️⤵️

calopsita

Obrigado por estar buscando mais informações sobre seu pet! Você esta sendo um exemplo! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o artigo nos comentários, dê depoimentos sobre sua calopsita e o amor que tem por ela. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

 

 

You might also like

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

9 + 20 =

Menu