Nenhum comentário

Minha calopsita está soltando muita pena. O que fazer?

As calopsitas (Nymphicus hollandicus) são conhecidas por muitos e ficaram queridas por serem dóceis, curiosas e aventureiras, por isso podem exercer vários comportamentos curiosos, se quiser entende-los, iremos explicar em nossos artigos.

Calopsita soltando muita pena

Assim como nossos cabelos caem e são substituídos, ocorre o mesmo com as penas da sua calopsita. Essa troca de penas costuma acontecer em determinadas épocas do ano e essa fase é conhecida como muda de penas.

Geralmente, o processo se inicia logo após a fase de reprodução das aves e se repete sempre na mesma época do ano.

 Esse processo é gradual, as penas vão sendo substituídas e não aparecem falhas, áreas sem penas. Caso isso aconteça, procure o veterinário, pois a sua calopsita pode estar doente.

Então se a sua calopsita está soltando muitas penas, fique tranquilo, é a fase de muda de penas.

Não pode haver sangue nas penas, se houver pode ter sido arrancadas por outra calopsita ( caso haja mais que uma) ou ela ter se assustado e se debatido na gaiola.

O que fazer?

 Alguns cuidados podem ser tomados nesta fase de muda de penas, como continuar com uma alimentação balanceada e adequada a calopsita.  Se a sua calopsita já tiver uma alimentação balanceada, não há necessidade de entrar com vitaminas.

Alguns tutores comentam que é a época em que as calopsitas podem ficar mais doentes, pois a imunidade delas também fica mais baixa. O organismo delas fica acelerado, e nisso haverá um gasto maior com a própria muda. Portanto, tenha cuidado nesta fase e evite expô-las em um ambiente de estresse, falta de alimento, luz ou animais e pessoas com doenças.

Durante o período de muda, evite o corte das penas, já que os bulbos de penas novas estão com sangue, um corte poderá levar ao sangramento da pena.

Aguarde essa fase de muda terminar e então faça o corte das asas, que já estarão crescidas. Lembre-se de ter cuidado ao fazer este corte, caso não tenha segurança para fazê-lo, leve ao veterinário.

Como saber se a muda está normal?

Caso ocorra o surgimento de falhas na plumagem; ou as novas penas demorem muito para crescer ou se não estiverem crescendo e se a queda das penas estiver acompanhada de mudança no comportamento, como a calopsita estar quieta, encorujada e no fundo da gaiola, leve ao veterinário, pois a sua calopsita pode estar doente.

Se você chegou até aqui… Está prestes a ter uma calopsita mansa e saudável!

Ter uma ave exige muitos cuidados! As vezes você pode tomar decisões erradas, isso não é sua culpa…

Felizmente existe um GUIA COMPLETO para você!

Se você ama e deseja que sua calopsita seja dócil e inteligente, clique no botão abaixo⤵️⤵️

calopsita

Um ótimo vídeo que pode lhe dar informações úteis é este aqui!⤵️

Obrigado por estar buscando mais informações sobre sua calopsita! Você esta sendo uma pessoa melhor! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o texto nos comentários, dê depoimentos sobre sua calopsita e o amor que tem por ela. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

 

 

 

You might also like

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

quatro × 2 =

Menu