Nenhum comentário

Minha calopsita está mancando. O que fazer?

Sobre a Calopsita

Uma ave muito conhecida, apesar de ser uma ave nativa da Austrália, a calopsita se encontra presente em todos os continentes do mundo. É uma das melhores escolhas para se ter em casa. Participam do gênero dos psitacídeos, mesmos das araras, cacatuas e papagaios. É um animal muito inteligente e dócil, se for estimulada pode virar sua melhor amiga, podendo assim te seguir, aprender truques, requerer sua atenção e carinho no dia a dia.

Calopsita mancando

Quando perceber que a sua calopsita está mancando, o que pode ter sido causado por vários motivos, é muito importante consultar um médico-veterinário.

Vamos abordar algumas informações sobre esse problema, comum entre calopsitas domésticas e colocar algumas dicas de como cuidar da sua calopsita nessa situação.

como saber a idade da calopsita

Calopsita com a pata machucada

Normalmente, os machucados na região das patas da calopsita, podem ter sido causados por problemas de manejo, como poleiros e brinquedos de tamanho e material inadequados ou acidentes domésticos. Podemos classificar os problemas nas patas em alguns tipos principais:

  • Torção da pata: é a causa mais comum para a calopsita estar mancando. Ela também pode perder o equilíbrio e acabar pisando de mau jeito, assim como acontece conosco. Normalmente, pode ocorrer devido ao corte inadequado das asas, que acaba causando o desequilíbrio, levando ao quadro de torção.
  • Fratura das patas: as fraturas costumam resultar de acidentes, como as quedas, mas são menos comuns que a torção. Nesta situação, além da dificuldade para andar, a calopsita poderá sentir mais dor, e acabará apresentando outros sintomas, como apatia e perda de apetite.
  • Lacerações: podem acontecer por diversos motivos, como brigas entre calopsitas, ataques de predadores ou contato com objetos cortantes na gaiola. É essencial cuidar da ferida rapidamente para evitar infecções.

O que fazer?

Importante nunca medicar a sua calopsita sem prescrição veterinária! Leve-a ao veterinário! Se administrados incorretamente, os remédios podem causar diversos problemas graves, como a intoxicação e até a morte.

Alguns cuidados enquanto a sua calopsita estiver com a pata machucada

Procure manter os poleiros em locais mais baixos na gaiola, para evitar quedas; facilite o acesso à água e aos alimentos; quando possível, remover a grade do chão da gaiola ou forre o local para facilitar a locomoção da calopsita até a total recuperação, continuar interagindo com a calopsita, é muito importante para o bem-estar dela. Evite brincadeiras com muito movimento ou com risco de queda.

Se você chegou até aqui… Está prestes a ter uma calopsita mansa e saudável!

Ter uma ave exige muitos cuidados! Às vezes você pode tomar decisões erradas, isso não é sua culpa…

Felizmente existe um GUIA COMPLETO para você!

Se você ama e deseja que sua calopsita seja dócil e inteligente, clique no botão abaixo⤵️⤵️

calopsita

Obrigado por estar buscando mais informações sobre seu pet ! Você esta sendo um exemplo! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o artigo nos comentários, dê depoimentos sobre sua calopsita e o amor que tem por ela. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

 

You might also like

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

um × três =

Menu