Minha calopsita caiu no chão!

As Calopsitas (Nymphicus hollandicus) são famosas no mundo todo e são conhecidas pelo seu jeito dócil e curioso, é uma ave que pode se tornar sua melhor amiga, se for tratada com amor e carinho, pode aprender truques, e até seguir seu dono querendo sua atenção, são carinhosas e podem te trazer muita felicidade, mas, também exigem cuidados e atenção. Se acontecer da sua calopsita cair no chão, o que fazer neste momento? Como evitar essas quedas? Neste artigo iremos te explicar tudo isso.

Minha calopsita caiu no chão e agora?

Infelizmente isso pode acontecer por negligência do seu dono ou não. A calopsita , por natureza, tem um comportamento desconfiado e se assusta facilmente com um barulhos inesperados ou movimentos bruscos e pode sair voando em direção ao que considera mais seguro, ou muitas vezes sem direção, e aquelas que  não têm um ponto de sustentação (asas mal aparadas) ou não tem habilidade para voar e desviar de objetos e acabam caindo no chão.

Observe se ela está bem ou se apresenta alguma dificuldade para andar. Caso não tenha nenhuma alteração e a queda foi de uma altura pequena, ela ficará bem.

 

Torção das patas ou fratura

Pode ocorrer quando a calopsita tem a asa mal cortada ou apenas uma asa cortada e num momento de susto, (por não ter equilíbrio) poderá cair no chão e uma das consequências será a torção do pé ou fratura.

O ideal é levar para uma consulta com o médico-veterinário, somente ele saberá identificar o tipo, o local e a extensão da lesão a fim de recomendar e dar início ao tratamento adequado. Pode ser que tenha que imobilizar a patinha e o veterinário poderá prescrever um remédio para a dor. Nunca dê remédios sem prescrição do veterinário!

Cuidados especiais neste caso

A calopsita evitará a todo custo apoiar a pata machucada no chão e andará mancando, porque sente dor, independentemente da gravidade. Poderá ficar amuada, e a recuperação pode levar alguns dias. A calopsita ficará mancando e, para ajudar na recuperação, você pode: abaixar os poleiros (para permitir que ela consiga ou tenha mais facilidade, em subir); retirar a grade do chão da gaiola, deixando a ave pisar diretamente no fundo da gaiola; colocar o alimento e água bem à mostra; e muito importante: evite situações que permitam que a calopsita caia novamente e venha a piorar o quadro clínico (andar com a ave no ombro, evitar que a ave se assuste, etc.);

Machucados na região do peito

No caso de ter as asas mal cortadas, quando a calopsita se assusta, num instinto natural ela quer sair voando, mas só consegue saltar e consequentemente pode ocorrer o tombo e bater o peito no chão é inevitável.

O ideal é levar a calopsita ao veterinário o mais rápido possível.

A calopsita terá que ficar na gaiola por pelo menos 5 a 7 dias, para a cicatrização completa (nas aves o processo de cicatrização é mais rápido).

Evitando essas situações

 Para evitar ou pelo menos diminuir essas ocorrências, nunca corte as asas da sua calopsita sem orientação de um veterinário! Se a calopsita estiver com as asas aparadas de forma errada, terá muitas chances de vir a cair e, consequentemente se machucar.

Assim sendo, evite situações que propiciem a queda de sua calopsita, como: andar com a ave no ombro, deixá-la numa gaiola que esteja alta em relação ao chão, não deixar a ave sozinha sem supervisão, etc.

Se você chegou até aqui… Está prestes a ter uma calopsita mansa e saudável!

Ter uma ave exige muitos cuidados! As vezes você pode tomar decisões erradas, isso não é sua culpa…

Felizmente existe um GUIA COMPLETO para você!

Se você ama e deseja que sua calopsita seja dócil e inteligente, clique no botão abaixo⤵️⤵️



calopsita

Obrigado por estar buscando mais informações sobre seu pet ! Você esta sendo um exemplo! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o artigo nos comentários, dê depoimentos sobre sua Calopsita e o amor que tem por ela. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

 

You might also like

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dois + doze =

Menu