Meu coelho fica tremendo, o que fazer?

O coelho doméstico (Oryctolagus cuniculus) tem origem nos coelhos selvagens da Europa. Não são roedores, eles fazem parte da ordem de pequenos mamíferos herbívoros chamados Lagomorfos. Ao adquirir um pet, temos muitas dúvidas sobre os cuidados que devemos ter com os nossos novos amigos e podem surgir dúvidas, como: Meu coelho fica tremendo, o que fazer? Vamos te explicar sobre isto.

Coelho tremendo

Os coelhos podem apresentar tremores de causa não patológica, ou seja, que não significam doença.

Quando os tremores não significam doenças

O seu coelho pode tremer quando estiver muito empolgado, curioso ou feliz. Também durante o sono, alguns coelhos podem apresentar pequenos e suaves tremores. 

Um coelho também soluça de vez em quando, e pode dar a impressão de tremor.

A menos que esse tremor seja constante, não é necessário se preocupar.

Quando ficar atento ao tremor?

Ao notar qualquer mudança na aparência ou no comportamento dos coelhos, é mais seguro procurar o veterinário!

Caso os tremores se tornarem mais frequentes ou intensos, não espere para levar o seu coelho ao veterinário.

Quando os tremores, mesmo menos intensos forem acompanhados de outros sintomas, como: prostração; alterações no apetite; ranger de dentes; guinchos ou gemidos; alterações na postura; dificuldade respiratória ou dificuldade para dormir, leve o seu pet ao veterinário urgente!

Causas de tremor que significam problemas para os coelhos

Intoxicação: se o seu coelho fica solto pela casa ou jardim, ele pode ter se intoxicado ao ter contato com produtos de limpeza, medicamentos e alguns tipos de plantas. A diarreia, prostração e gritos também podem estar entre os sintomas de intoxicação. Sempre mantenha produtos de limpeza, medicamentos e alguns tipos de plantas longe do seu pet.

Infecções: os coelhos tem propensão a desenvolver otite, que é a inflamação dos canais auditivos. Quando ele está com otite, pode balançar a cabeça frequentemente e você pode confundir com tremor. Na otite o seu pet também pode ter secreção no canal auditivo, perda de apetite e coceira nas orelhas.

Golpe de calor: quando há um aumento brusco das temperaturas ou quando a temperatura é elevada para mais de 25°C, o coelho pode entrar em estado de choque, aumentando a frequência cardíaca, salivando muito e com episódios de convulsão, podendo até chegar a óbito.

É muito importante sempre manter o seu pet em ambiente com temperatura amena. Caso suspeite de golpe de calor, procure refrescar o coelho imediatamente, com o auxílio de uma toalha gelada, enquanto o leva ao veterinário.

Derrame: o derrame é raro em coelho, mas o tremor é um dos primeiros sintomas. O coelho também apresentará paralisia de alguma parte do corpo e movimentos irregulares dos olhos. Caso o seu coelho apresente estes sintomas, leve-o imediatamente ao veterinário!

Estresse crônico: o seu coelho pode sofrer de estresse e as principais causas são a ameaça de predadores e a ausência de estímulos ou o excesso. Ele tremerá muito e também apresentará alteração da frequência respiratória, perda de apetite, ranger de dentes e poderá lamber a pelagem excessivamente.

Procure ter um ambiente tranquilo e seguro para o seu coelho!

 

Sempre consulte o veterinário do seu coelho

Oferecemos informações sobre os coelhos, mas, é ideal sempre consultar o veterinário, que ajudará na manutenção da longevidade de seus animais, ele estuda e dedica sua vida para oferecer um ótimo trabalho em ajudar todos com seus pets, ele pode analisar o seu coelho de forma individual, oferecendo informações especificas e úteis.

Obrigado por estar buscando mais informações sobre o seu coelho! Você esta sendo uma pessoa melhor! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o texto nos comentários, dê depoimentos sobre o seu coelho e o amor que tem por ele. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

You might also like

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

2 × 4 =

Menu