Comportamento do coelho

Sobre o coelho

O coelho doméstico (Oryctolagus cuniculus) tem origem nos coelhos selvagens da Europa. Eles são animais de estimação muito animados e que possuem muita energia para gastar. Não são roedores, eles fazem parte da ordem de pequenos mamíferos herbívoros chamados Lagomorfos. Por possuírem uma personalidade tão meiga quanto a sua aparência, são pets que se socializam muito bem e gostam de carinho humano. Ao adquirir um pet, temos muitas dúvidas sobre os cuidados que devemos ter com os nossos novos amigos e queremos entender e decifrar alguns comportamentos do nosso querido pet. Vamos te explicar sobre isto.

Comportamento do coelho

O seu coelho é um animal muito esperto e está sempre atento a tudo. Quando estão na natureza, eles são presas e mesmo os coelhos domesticados ainda possuem este comportamento de fuga e de se esconder, ao desconfiar de qualquer sinal de perigo. Eles costumam correr e se esconder e quando sentirem que estão em segurança, vão verificar se o perigo ou ameaça era real.

Interpretando alguns comportamentos do coelho

Esfregar o queixo – o coelho tem glândulas odoríferas no queixo e quando esfregam o queixo no seu dono ou em alguns lugares, como móveis da casa ou na sua gaiola, é uma indicação que pertence a ele. Os coelhos são muito territoriais e esse comportamento é uma maneira dele marcar território.

Após a limpeza da gaiola, eles geralmente fazem isso, pois o seu cheiro foi retirado do local, então para demarcar como seu território, eles esfregam o queixo. Geralmente esse comportamento diminui após a castração.

Cheirar – Quando o coelho cheira algo, é uma maneira de reconhecer um  lugar, pessoa ou objeto. Também é uma maneira de se comunicar com o seu dono.

Ficar de costas para você – quando o seu coelho se afasta e fica de costas para você, como ele se fosse uma pessoa mesmo que está brava com alguma coisa, é um sinal de que ele está chateado com você.

Ele faz isso para demonstrar que está contrariado, irritado ou descontente com alguém. Costuma ocorrer quando o seu coelho é levado ao veterinário, ou teve alguma mudança na sua gaiola, ou ficou preso o dia todo ou mesmo se você não deu atenção e carinho a ele. Espere um pouco, tente dar uma guloseima (fruta ou cenoura) e logo ele voltará ao comportamento normal.

Rosnar – o rosnar não é um comportamento comum ao coelho, ele só vai rosnar quando estiver se sentindo zangado ou estressado. É um aviso ao seu dono de que ele está bravo e quer ser deixado em paz. Caso você não respeite isso, ele poderá até avançar com as patas dianteiras e morder. Então, se o seu coelho estiver rosnando, deixe-o se acalmar!

Grunhido – é uma forma de demonstrar que está zangado. Tome cuidado para que ele não o morda. Também é importante deixá-lo se acalmar!

Correr em volta dos nossos pés – geralmente é um comportamento sexual, mesmo com os humanos.

Borrifar com urina – os coelhos não castrados costumam urinar em lugares, coisas e pessoas, é uma maneira de marcar território. Se o seu coelho utiliza um local para urinar, como banheirinho, ainda poderá apresentar este comportamento. Tanto os machos quanto as fêmeas podem fazer isso. Os machos podem borrifar na fêmea para indicar posse. ( caso você tenha outro coelho fêmea). A urina que é borrifada tende a ter um odor mais forte que o habitual, por ser mais concentrada.

Isso é bem desagradável e a única maneira de diminuir ou acabar com esse comportamento é castrando o seu pet.

Marcar o local com fezes – ​o coelho deixará as fezes em montinhos e perto dele. Ele faz isso para que o território tenha o seu cheiro. Normalmente ocorre quando ele é colocado em um novo lugar. ( gaiola, casa, etc)

Ranger os dentes – pode indicar felicidade quando esse ronronar é baixo, como os dos gatos. Se este ranger for alto, pode indicar dor.

Bater as patas no chão – quando o coelho bate as patas no chão ele está pode estar assustado ou está avisando sobre um perigo. Geralmente ele está demonstrando que o território é dele e que pode atacar.

Saltar ou dançar – seu coelho está muito feliz.

Não gosta que mexam nas coisas dele – os coelhos são animais muito possessivos e podem não gostar quando a sua gaiola é limpa ou mexemos nas suas coisas. São animais de hábitos e podem até ficar agressivos.

Brincar – os coelhos amam brincar, correr pela casa, empurrar objetos.

Roer – apesar de não ser um roedor, os coelhos possuem esse hábito. É muito importante para quem está pensando em adquirir um coelho saber deste hábito. Eles podem roer por curiosidade, por estresse e para desgastar os dentes, que nunca param de crescer.

O coelho terá esse comportamento a vida toda, por isso ser tão importante que o seu ambiente esteja adaptado, a fim de que ele não roa alguma coisa tóxica  ( como tintas, madeira, verniz), ou ainda tome um choque com a fiação elétrica.

Sempre consulte o veterinário do seu coelho

Oferecemos informações sobre os coelhos, mas, é ideal sempre consultar o veterinário, que ajudará na manutenção da longevidade de seus animais, ele estuda e dedica sua vida para oferecer um ótimo trabalho em ajudar todos com seus pets, ele pode analisar o seu coelho de forma individual, oferecendo informações especificas e úteis.

Um vídeo bom que pode te ajudar é esse!⤵️

Obrigado por estar buscando mais informações sobre o seu coelho! Você esta sendo uma pessoa melhor! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o texto nos comentários, dê depoimentos sobre o seu coelho e o amor que tem por ele. Obrigado a todos que chegaram até aqui!!

You might also like

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

quatro × três =

Menu