A maioria das pessoas concorda com esta frase “O cachorro é o melhor amigo do homem” não é? Pois segundo dados da pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada pelo IBGE, em 46,1% dos domicílios há pelo menos um cachorro, e ele continua sendo o animal de estimação preferido dos brasileiros. Você é uma destas pessoas que sempre está buscando saber mais sobre como cuidar do seu amigo de 4 patas, e quer saber mais sobre a alimentação do seu cachorro idoso, continue lendo este artigo que explicaremos pra você.

Como saber se o seu cachorro é idoso

Se você não adotou o seu cachorro desde pequeno e não acompanhou o desenvolvimento dele, pode ficar em dúvida quando é que ele ficará idoso. Mas, se prestar atenção vai perceber o aparecimento de pelos grisalhos ao redor do focinho e dos olhos, ele poderá ficar menos ativo, dormir mais, comer menos ou ganhar peso. Também é muito importante conhecer o histórico de saúde do seu fiel companheiro, bem como sobre a raça dele.

Geralmente, os cães são considerados idosos após 8 anos e depois dos 12 vão necessitar de cuidados redobrados. Mas, isso pode variar de acordo com a raça.

 

Também é importante saber que nem todo cachorro idoso é doente, quando bem cuidados, continuam ativos e com boa saúde. Na realidade, a velhice vai estar diretamente relacionada aos cuidados e prevenção que você sempre teve com o seu amigo peludo e um dos pontos importantes é a alimentação.

Porque trocar a ração do cachorro idoso

O organismo do cachorro vai apresentar algumas mudanças, com o decorrer da idade, como por exemplo, o ritmo da digestão e a absorção dos alimentos que fica mais lento, por isso ele vai precisar de uma ração de fácil digestão e uma alimentação rica em proteínas.

É muito importante que o seu pet idoso seja acompanhado por um veterinário, a fim de estar atento a possíveis doenças que possam surgir e se surgirem, possam ser tratadas logo, você pode diminuir o intervalo das consultas para 6 meses e caso sinta alguma diferença no seu pet, leve antes disso.

Como a velhice no cão muitas vezes diminui o seu ritmo de atividades, a ração deve ser trocada para que ele não ganhe muito peso e isso dificulte mais a sua vida.

O veterinário é quem deverá indicar a ração ideal para o seu pet idoso, pois ele que acompanha a saúde dele e sabe se tem outros problemas associados ou não. Há a ração especialmente para cães idosos e até ração medicamentosa, para alguns casos, mas, devem ser indicadas pelo veterinário!

Como alimentar cachorro idoso

Com o passar dos anos, alguns cães tendem a perder o apetite, portanto acabam comendo menos, por isso ser tão importante ter uma rotina alimentar, para que você sempre esteja acompanhando qualquer mudança na quantidade de alimento que ele está ingerindo, prevenindo assim problemas decorrentes da falta de nutrientes.

O cachorro idoso pode ser alimentado 2 a 3 vezes ao dia, com horários definidos e espaçados, para que assim consiga ingerir mais alimentos.

E quanto você deve dar de ração? Não deve oferecer nem a mais nem a menos e quem pode indicar a quantidade ideal, de acordo com a raça, o peso e a saúde do seu pet é o veterinário.

Procure não fazer nenhuma mudança rápida na alimentação, sempre faça de modo gradual, para que o seu amigo de 4 patas possa se adaptar a novas texturas e sabores.

Caso o seu cãozinho esteja perdendo os dentes, a dieta pastosa poderá ser indicada para que ele continue se alimentando bem, sem perder nutrientes.

Em algumas situações o veterinário poderá indicar o uso de vitaminas, mas somente o veterinário sabe a quantidade e quais são necessárias, de acordo com os exames do seu cãozinho.

Os cuidados com a higiene tem que continuar e até aumentar, para evitar problemas nos dentes devido ao tártaro (que tende a aumentar com a idade), que também pode ser um fator para dificultar a alimentação, como citado anteriormente.

 

Sempre consulte o veterinário

Oferecemos informações boas e inteligentes sobre os cachorros, mas, é ideal sempre consultar o veterinário, que ajudará na manutenção da longevidade de seus animais, ele estuda e dedica sua vida para oferecer um ótimo trabalho em ajudar todos com seus pets, ele pode analisar o seu pet de forma individual, oferecendo informações especificas e úteis.

Estes vídeos podem te ajudar a entender melhor sobre a alimentação do pet idoso:

http://https://youtu.be/Ar51lzWkBiI

http://https://youtu.be/mMv2QDZ_TLI

Problemas com seu cachorro?

Seu cachorro não te obedece? Morde e faz xixi fora do lugar? Então não perca a oportunidade de
fazer o Curso Cão Bem Resolvido! Desenvolvido especialmente para lidar com estes desafios, com
aulas online e com apenas 15 minutos por dia de treinamento, usando as técnicas do curso, seu cão
será mais obediente e educado.
O curso oferece aulas online, certificação, suporte e você terá acesso por tempo indeterminado.
Clique no link abaixo e garanta a sua vaga!

Obrigado por estar buscando mais informações sobre seu cachorro! Você esta sendo um exemplo! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o artigo nos comentários, dê depoimentos sobre seu cachorro e o amor que tem por ele. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

 

 

 

Sobre Seu PET

Share
Published by
Sobre Seu PET

Recent Posts

Como alimentar coelho idoso

Os coelhos fazem parte da ordem de pequenos mamíferos herbívoros chamados Lagomorfos, não são roedores. São…

1 ano ago

Como alimentar coelho adulto

Os coelhos não são roedores, eles fazem parte da ordem de pequenos mamíferos herbívoros chamados…

1 ano ago

Como alimentar coelho filhote

Você sabia que os coelhos não são roedores? Eles fazem parte da ordem de pequenos…

1 ano ago

Como alimentar coelho

Os coelhos não são roedores, eles fazem parte da ordem de pequenos mamíferos herbívoros chamados…

1 ano ago

Como alimentar cachorro adulto

Que o cachorro é o melhor amigo do homem você já sabe, segundo dados da…

1 ano ago

Como alimentar cachorro filhote

Quem não fica apaixonado por um filhote de cachorro? São muito fofos e irresistíveis! Se…

1 ano ago