Calopsita toma banho? Dou banho nela?

Calopsita toma banho?

As calopsitas são aves que ficaram populares em todos os países do mundo, elas são inteligentes e carinhosas com os seus donos, por isso muitas pessoas gostam de te-las em casa, quando criamos uma ave, devemos ter cuidados e sempre pode surgir duvidas como: Calopsita toma banho? Calopsita se limpa? Elas ficam fedidas? Vamos responder tudo isso nesse artigo, então fiquem ligados.

Sim, As calopsitas tomam banho!

Isso não quer dizer que você deve pega-las, bota-las forçadamente em baixo do chuveiro ou uma mangueira, passar o sabonete, até um perfume, isso não deve ser feito, esse ato pode tirar a impermeabilidade das penas, e causar doenças, as calopsitas sabem naturalmente como tomar banho, podemos apenas ajudar e estimular elas.

Todas as aves, na natureza ou em cativeiro, gostam de se manter limpas. Por isso, costumam coçar as penas com o bico e se sacudir. Além disso, tomam banho com certa frequência, o que também faz com que fiquem mais saudáveis.

O banho é muito importante, ainda mais durante a muda de penas, quando os resíduos de queratina, uma espécie de poeira fina, são eliminados de forma gradual. A limpeza é uma forma de reduzir possíveis problemas respiratórios por conta dessa poeira.

Fora a necessidade da limpeza, o momento do banho é uma diversão, especialmente para as calopsitas, que como todo psitacídeo, adoram se refrescar em dias quentes e se sacudir na água.

Os que vivem soltos, buscam lugares com poças de água ou aproveitam a chuva para esses momentos. Já os em cativeiro, precisam do auxílio dos donos para realizarem a higiene.

É bom lembrar que as aves não precisam ser lavadas com sabão, pois isso tira a impermeabilização comum das asas. Os banhos devem ser realizados apenas com uma pequena quantidade de água.

Elas não devem ser levadas para tomar banho e, sim estimuladas, ou seja, por conta própria. Existem 3 maneiras simples de como fazer, para saber quais, continue lendo.

Calopsita pode tomar banho?

Como dar banho em minha calopsita?

Existem maneiras certas de estimular nossa Calopsita em sua limpeza saudável, aqui vamos listar e explicar cada uma delas.

Banho de banheira

Nas lojas para animais de estimação, e até mesmo em alguns mercados, são vendidas banheiras específicas para pássaros. No caso das calopsitas, elas precisam ter o tamanho ideal para que elas possam colocar todo o corpo dentro.

Se não tiver a banheira, um pote com água também serve. O que importa é que seja resistente e que não vire quando a calopsita se apoiar. Outra coisa a se atentar é para a quantidade de água, que deve ser, aproximadamente, 1 ou 2 dedos.

Como as calopsitas provavelmente irão beber essa água, é bom que ela esteja limpa, de preferência, da mesma fonte usada para os bebedouros. Do mesmo jeito, deve ser trocada com frequência, evitando possíveis contaminações.

O que também deve ser trocado, ou retirado durante o banho, é o papel usado para forrar a gaiola e secar outras partes que ficarem molhadas, com o risco de acumular fungos, fonte para doenças.

É interessante destacar, que toda nova situação costuma ser um pouco assustadora para a calopsita. Se ela não estiver habituada com a casa, a gaiola ou com o pote para tomar banho, pode levar alguns dias até se entrar. Por esse motivo, ter paciência e insistência são de grande valia. Coloque a banheira todos os dias no mesmo horário, com a água limpa e aguarde.

calopsita tomando banho

Borrifador

Outra forma para refrescar as aves e ajudar na hora do banho é usando um borrifador, o mesmo utilizado para plantas, odorizadores e produtos de limpeza. São facilmente encontrados em mercados e lojas de utilidades domésticas.

As calopsitas não gostam que joguem água direto nelas, então o recomendado é borrifar de longe, para cima e deixar que os respingos caiam. Se a ave sentir e gostar, vai abrir e agitar as asas. Se ela se afastar, indica que não está gostando da experiência.

Lembrando sempre que a água deve ser limpa, livre de qualquer aditivo como sabão. Também se certificar de que o borrifador está limpo, sem qualquer resíduo de outro produto. O mais adequado é ter um específico para a ave.

calopsita pode tomar banho?

Torneira ou chuveiro

Algumas calopsitas preferem brincar de se banhar próximo a chuveiros ou torneiras. Nunca coloque a ave diretamente embaixo da água. Além delas não gostarem, a pressão desses lugares costuma ser forte, o que pode machucar.

O melhor é abrir um pouco a torneira e estimular a calopsita a se aproximar. Aos poucos, ela vai sentindo os respingos e vai se aproximar. Com o tempo, estará acostumada e fará isso normalmente.

É interessante que seja uma experiência divertida, sem pressão, que ela goste do que está fazendo. Qualquer situação de estresse, pode trazer consequências desagradáveis.

calopsita pode tomar banho

Banho no inverno faz mal para calopsitas?

O verão, ou em dias mais quentes e secos, costumam ser os preferidos das calopsitas e de demais aves para acontecer os banhos. Entre muitos outros motivos, essa ação é ótima para refrescar e regular a temperatura.

No entanto, mesmo durante o inverno o banho pode ser estimulado. Mas é preciso ter alguns cuidados para que a ave não fique resfriada, porque por serem frágeis, isso pode acontecer.

Os banhos devem ser realizados nos horários mais quentes do dia. De preferência, na parte da manhã, pouco antes do almoço, ou à tarde, antes das 16 horas, quando o sol começa a ficar mais fraco. Nunca deixar tomar banho durante a noite.

O local onde o banho irá acontecer deve estar protegido de correntes de vento e de qualquer friagem. Nunca deixar a calopsita em lugares abertos quando estiver molhada. 

Após o banho, se ela deixar, secar levemente com uma toalha para tirar o excesso de água, porém é melhor que ela se seque naturalmente sozinha, o que é normal da espécie. 

Se você chegou até aqui… Está prestes a ter uma calopsita mansa e saudável! 

Ter uma ave exige muitos cuidados! As vezes você pode tomar decisões erradas, isso não é sua culpa…

Felizmente existe um GUIA COMPLETO para você!

Se você ama e deseja que sua calopsita seja dócil e inteligente, clique no botão abaixo⤵️⤵️calopsita

Um vídeo bom que pode te ajudar é esse!⤵️

Obrigado por estar buscando mais informações sobre sua calopsita! Você esta sendo uma pessoa melhor! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o texto no comentários, dê depoimentos sobre sua calopsita e o amor que tem por ela. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

You might also like

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

14 − dois =

Menu