Calopsita pode comer semente de girassol? Faz mal?

calopsita pode comer semente de girassol

As calopsitas são aves bem queridas e dóceis, ficaram conhecidas em todo o mundo, se você recebeu uma calopsita na sua casa e agora esta cuidando dela, é sempre bom pesquisar antes de oferecer certos alimentos para a ave, neste artigo vamos explicar mais sobre a semente de girassol.

Calopsita pode comer semente de girassol (em pequena quantidade)

As sementes de girassol são vendidas em pacotes únicos ou misturadas com outras, como painço, linhaça, aveia, e é uma das preferidas pelas calopsitas. Algumas aves chegam a separar o restante e se alimentar somente desse tipo de semente.

Por agradarem mais ao paladar, são bem aceitas, da mesma forma que uma criança quando lhe dão um doce. Por esse motivo, muitos donos, ao perceber essa predileção, oferecem em maior quantidade, principalmente quando estão amansando a calopsita.

Ainda que sejam muito saborosas para as aves, as sementes de girassol fazem parte da categoria com alto teor de gordura, com quantidades igual ou superior a 30%, e muitas calorias, tendo em média mais de 500 kcal em apenas 100 gramas.

Do mesmo modo, não contém a quantidade de vitaminas e minerais adequadas para um desenvolvimento saudável, o que pode ser bastante prejudicial a longo prazo.

Não se deve dar apenas um alimento para sua calopsita, para se ter uma ave saudável, o certo é variar sua refeição de uma forma balanceada. Lembrando que antes de mudar o modo que esta alimentando sua ave, consulte um veterinário de confiança, ele pode analisar ela de forma individual e profissional.

 

calopsita pode comer semente de girassol

Por que a semente de girassol pode fazer mal

O problema de calopsitas e demais aves consumirem muito girassol é, que assim como o organismo de uma pessoa, o excesso de gordura pode causar sérios danos à saúde, incluindo obesidade, graves doenças no fígado e maior risco de doenças cardíacas.

Além disso, aves mais obesas podem ter a reprodução prejudicada, com infertilidade ou aumento na reprodução e ovo preso, trazendo desconforto, distensão abdominal, dificuldade para respirar, deixando a ave fraca e exausta.

Como não praticam exercícios com a mesma frequência das aves que vivem livres na natureza, é sempre indicado que aves em cativeiro tenham uma alimentação balanceada, com variedade e quantidade apropriadas. 

calopsita pode comer semente de girassol

O que fazer para reduzir o consumo de semente de girassol

Se a calopsita já estiver acostumada a comer apenas semente de girassol, não é preciso cortar totalmente. O recomendado é introduzir uma nova alimentação aos poucos e ir reduzindo a quantidade de girassol conforme os outros sabores forem sendo aceitos.

Mudar drasticamente também é ruim, porque a calopsita pode recusar outra coisa a princípio e acabar ficando desnutrida. Seja constante e não desista. Ela vai acabar aceitando.

Uma opção é começar oferecendo a mistura de sementes, com uma menor quantia de girassol. Em alguns casos, pode ser preciso tirar manualmente o girassol para desacostumar sua ave.

Se você chegou até aqui… Está prestes a ter uma calopsita mansa e saudável! 

Ter uma ave exige muitos cuidados! As vezes você pode tomar decisões erradas, isso não é sua culpa…

Felizmente existe um GUIA COMPLETO para você!

Se você ama e deseja que sua calopsita seja dócil e inteligente, clique no botão abaixo⤵️⤵️calopsita

Um vídeo que pode te ajudar nesse assunto é este⤵️

Obrigado por estar buscando mais informações sobre sua Calopsita! Você esta sendo um exemplo! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o artigo no comentários, dê depoimentos sobre sua calopsita e o amor que tem por ela. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

You might also like

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

5 + um =

Menu