Nenhum comentário

Calopsita pode comer ovos cozidos? Faz mal?

As Calopsitas são aves populares em todo o mundo, pelo seu jeito dócil e inteligente, tem sido uma das aves mais preferidas para se ter em casa. Quando temos uma ave, devemos sempre ter responsabilidades e as dúvidas sempre aparecem, uma delas é o que a calopsita pode comer. Nesse artigo vamos falar sobre os ovos cozidos. Calopsita pode comer ovos cozidos? Veja mais neste artigo.

Calopsita pode comer ovos cozidos 

 Assim como nós obtemos nutrientes a partir da carne de outras espécies de mamíferos,  a calopsita pode comer ovo cozido, seja de galinha ou de codorna.

O ovo de galinha cozido é para calopsita um grande aliado para a sua nutrição.  Ele é rico em aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo organismo, como a albumina e o triptofano.

Mas, a administração do ovo e de outros alimentos permitidos não substitui o uso de ração como base na alimentação da calopsita. Se estiver suspeitando de deficiências nutricionais, consulte um veterinário.

Poderão ser oferecidas duas vezes por semana, principalmente em períodos de reprodução ou mudança de penas, pois contem diversas vitaminas importantes para as aves.

Como preparar e oferecer ovos cozidos para a Calopsita

É preciso que seja feito o preparo e oferta adequados, evitando a ocorrência de doenças por bactérias. Continue lendo para saber a melhor forma para preparar os ovos cozidos e qual a opção correta.

Colocar o ovo em uma panela pequena para ser cozido em fogo, por pelo menos 10-12 minutos após a água levantar fervura, até que ele fique totalmente cozido. Esse tempo é considerado o ideal para eliminar qualquer bactéria que possa estar presente no ovo.

Após, descascar e aguarde até que ele esteja em temperatura ambiente para servir. Alimentos muito quentes podem causar queimaduras graves no papo da calopsita. 

A calopsita deve comer ovo cozido sem sal ou qualquer outro tipo de tempero.

A calopsita pode comer ovo todo dia? Não! Poderá ser oferecido meio ovo de galinha cozido uma vez na semana. Importante tomar cuidado para não deixar o ovo na gaiola por muitas horas, pois poderá azedar. Para obter texturas variadas, você pode servir o ovo de maneiras diferentes a cada vez: triturado no liquidificador ou em pedaços, ou ainda misturado à ração, por exemplo.

Alguns donos têm o costume de dar a própria comida para as calopsitas, porém essa prática pode fazer muito mal para a ave, mesmo que o alimento faça parte dos permitidos, isso porque são acrescentados óleo e temperos.

Como oferecer novos alimentos

Introduzir novos alimentos pode ser um desafio, tanto para os donos, quanto para as calopsitas. Ao ser apresentado um alimento novo, as aves podem  estranhar e se afastar, ou bicar, como se estivessem atacando ou achando que é um brinquedo.

Mas,antes de desistir à primeira recusa, faça o teste oferecendo o mesmo alimento todos os dias, por um período de uma semana. Coloque pequenas quantidades em potes separados dos habituais e observe como a ave se comporta.

Se você chegou até aqui… Está prestes a ter uma calopsita mansa e saudável! 

Ter uma ave exige muitos cuidados! As vezes você pode tomar decisões erradas, isso não é sua culpa…

Felizmente existe um GUIA COMPLETO para você!

Se você ama e deseja que sua calopsita seja dócil e inteligente, clique no botão abaixo⤵️⤵️

calopsita

Um vídeo bom que pode te ajudar é esse!⤵️

Obrigado por estar buscando mais informações sobre sua calopsita! Você esta sendo uma pessoa melhor! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o texto nos comentários, dê depoimentos sobre sua calopsita e o amor que tem por ela. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

 

 

 

You might also like

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

2 × 2 =

Menu