Nenhum comentário

Calopsita pode comer cenoura?

Há uma preocupação com a saúde do animal de estimação e isso tem sido cada vez mais evidente. Ter o cuidado com uma dieta balanceada é muito importante, mas causa dúvidas entre os donos. Algumas perguntas podem  ser: Quais comidas são ideais para calopsitas ?  Posso dar cenoura para minha calopsita?

minha calopsita esta tremendo

Calopsita pode comer cenoura

 calopsita pode comer cenoura sim! E outros vegetais e legumes, como também frutas, além da ração comercial própria para a espécie. Esses alimentos são ricos em nutrientes e ajudam a complementar a dieta da ave com vitaminas e minerais importantes para seu organismo.

A cenoura é uma excelente fonte de carotenoides, potássio, fibras e antioxidantes, os quais proporcionam vários benefícios para a saúde. Promove a saúde visual, auxilia a evitar o envelhecimento precoce, melhorar o sistema imune e a prevenir alguns tipos de câncer.

Essa hortaliça pode ser encontrada com diversas cores: amarelas, laranjas, roxas, vermelhas e brancas. A diferença entre elas está na sua composição: a laranja é a mais comumente encontrada e é rica em alfa e beta carotenos, responsáveis pela produção de vitamina A, já as amarelas possuem maior concentração de luteína, as roxas são ricas em licopeno, e as vermelhas são ricas em antocianinas.

Como oferecer a cenoura

 A cenoura deverá ser oferecida crua e pode ser ralada ou cortada em pedaços. Sempre lembrando que caso a calopsita rejeite a cenoura, você poderá tentar oferecê-la em outras versões. Se não comer a cenoura picadinha, tente servi-la ralada ou misturada com algum outro alimento.

Uma opção que  costuma dar certo é oferecer saladinhas, com quatro ou cinco tipos diferentes de vegetais, procurando sempre diversificá-los .

Cuidados na higiene dos alimentos

 Todos os legumes, verduras e frutas, oferecidos às aves devem ser muito bem higienizadas, como se fossem para o consumo humano. E sempre devem ser servidas em temperatura ambiente. Procure tirar da geladeira alguns minutos antes de oferecê-las. As sementes devem ser de boa qualidade e estar limpas.

Os alimentos frescos, como as hortaliças e verduras para a calopsita, exigem cuidados a fim de que não oxidem na gaiola e acabem atraindo insetos para o local. Para evitar esse problema, procure servir esses alimentos em pequenas porções. Se não forem consumidos em até duas horas, descarte-os imediatamente.

Não colocar o alimento no piso da gaiola

Os alimentos nunca devem ser colocados no piso da gaiola, pois serão contaminados de imediato. Sempre os coloque pendurados ou servidos em potinhos, de preferência os potinhos de porcelana, que têm maior durabilidade e são de fácil higienização. Tanto os potes de alimentos como os de água devem estar sempre limpos, lavados diariamente com água bucha e detergente.

É essencial priorizar os alimentos que são mais adequados e orientados por veterinários e especialistas, para que a calopsita possa ter mais saúde, vitalidade e longevidade.

Se você chegou até aqui… Está prestes a ter uma calopsita mansa e saudável! 

Ter uma ave exige muitos cuidados! Às vezes você pode tomar decisões erradas, isso não é sua culpa…

Felizmente existe um GUIA COMPLETO para você!

Se você ama e deseja que sua calopsita seja dócil e inteligente, clique no botão abaixo⤵️⤵️

calopsita

Um vídeo bom que pode te ajudar é esse!⤵️

Obrigado por estar buscando mais informações sobre sua calopsita! Você esta sendo uma pessoa melhor! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o texto nos comentários, dê depoimentos sobre sua calopsita e o amor que tem por ela. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

 

 

You might also like

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

3 × 2 =

Menu