Calopsita pode comer alpiste? Faz mal?

calopsita pode comer alpiste?

As calopsitas são amadas por todo o mundo, por isso são muito comuns em casas brasileiras, quando adquiridas, deve-se sempre tomar cuidados, ainda mais em relação a alimentação, hoje vamos falar sobre o alpiste.

Calopsita pode comer alpsite?

O alpiste é uma semente que faz parte da alimentação das calopsitas. Rica em vitaminas B1 e E, contém 16,6% de proteína, 49% de carboidratos e 6,4% de gordura, sendo bastante nutritiva para as aves.

É a comida de pássaro mais conhecida. Como as aves aceitam bem, principalmente as mais novas, e o preço do pacote é bem em conta, muitos donos acabam oferecendo apenas essa opção para as calopsitas.

Apesar de ter muitas propriedades e benefícios, é importante que as calopsitas tenham uma alimentação mais diversificada, com uma mistura adequada de semente, variando para rações, farinhadas, frutas e legumes.

Comer apenas um tipo de alimento, mesmo sendo nutritivo, pode resultar que a calopsita não tenha todos os nutrientes necessários. Essa variedade garante aves mais saudáveis, felizes e com a vida mais longa.

calopsita pode comer alpiste?

Oferecendo outros alimentos para a calopsita

As calopsitas tendem a ser bem temperamentais quanto ao alimento que aceitam. Se foram acostumadas somente por um tipo, é mais difícil introduzir novos. Esse processo é mais facilitado em aves mais novas.

No entanto, é possível oferecer outros alimentos de forma gradativa. Para ter êxito é preciso ter paciência e uma constância, colocando o alimento frequentemente e tendo consciência que pode haver desperdício no começo.

Oferecer misturado ao alimento que ela gostar ou em pequenas porções, deixando por um tempo e depois tirando. Sempre se atentando ao prazo de validade e observando se existe algum inseto.

Como a calopsita é desconfiada e, ao mesmo tempo, curiosa, com o tempo, deve começar a dar algumas bicadas e ir se acostumando com a textura, sabor.  

calopsita pode comer alpiste

Fazendo a mistura de sementes

As lojas autorizadas para a venda de produtos direcionados à animais vendem pacotes com uma mistura balanceada de sementes, com uma proporção de 50% de painço, 20% de alpiste, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de girassol, podendo variar com outras sementes.

Alguns donos preferem comprar os pacotes de sementes a parte e preparar a própria mistura. É importante ter atenção a respeito das sementes que são vendidas a granel. O armazenamento inadequado e a propensão em atrair ratos e insetos, aumenta o risco de contaminação. É mais seguro comprar pacotes fechados, com certificação de qualidade.

1 kg de mistura balanceada deve ter:

– 500g de painço (50%): existem vários tipos dessa semente, amarelo, vermelho, verde, bege e preto, o melhor é colocar 100g de cada.

– 150g de alpiste (20%)

– 50g de aveia

– 50g de arroz cateto ou com casca

– 25g de girassol: as aves adoram, mas tem muita gordura.

Outras sementes que podem ser colocadas à mistura são linhaça, niger e sorgo.

Se você chegou até aqui… Está prestes a ter uma calopsita mansa e saudável! 

Ter uma ave exige muitos cuidados! As vezes você pode tomar decisões erradas, isso não é sua culpa…

Felizmente existe um GUIA COMPLETO para você!

Se você ama e deseja que sua calopsita seja dócil e inteligente, clique no botão abaixo⤵️⤵️calopsita

Obrigado por estar buscando mais informações sobre sua calopsita! Você esta sendo uma pessoa melhor! Temos orgulho de você! 💜💛

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o texto no comentários, dê depoimentos sobre sua calopsita e o amor que tem por ela. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

 

You might also like

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

17 − 15 =

Menu