Ar condicionado faz mal para calopsita?

ar-condicionado faz mal para calopsita

Quem vive em um país tropical como o Brasil, especialmente em algumas regiões, sabe que ter um ar condicionado é praticamente uma necessidade, porém quando também se tem uma calopsita é preciso ter alguns cuidados.

Ar condicionado faz mal para calopsita

O primeiro é regular o aparelho para uma temperatura amena, que deve ser entre 23° e 24°C. Quando a calopsita é retirada do banho de sol em uma temperatura alta e depois entrar em casa a, por exemplo, 17°C, essa mudança brusca pode causar um choque térmico.

A gaiola, ou a calopsita, nunca devem ser colocadas diretamente na direção do vento do ar. Se for possível, a gaiola deve estar em um cômodo diferente ao do ar condicionado, ou deve estar coberta com um lençol ou cobertor.

A manutenção do aparelho precisa estar em dia. A má conservação, a falta da limpeza e desinfecção dos filtros trazem problemas respiratórios não apenas para a calopsita, como para todos da casa.

O ar condicionado tende a diminuir a umidade relativa do ambiente. Por esse motivo, é bom sempre deixar água limpa para a calopsita e um recipiente com água próximo a gaiola. 

A falta desses cuidados com o ar condicionado pode deixar a calopsita resfriada, causar infecções e outros problemas graves. É sempre importante observar o estado de saúde da ave.

ar condicionado calopsita

Calopsita resfriada

Assim como os humanos, dar uns espirros é algo relativamente normal. As calopsitas costumam espirrar algumas vezes durante o dia, ainda mais durante a troca das penas, quando essa poeirinha causa um pouco de irritação nas narinas.

Quando a frequência dos espirros for maior, houver algum tipo de secreção e o comportamento da ave estiver alterado, ou seja, está mais quieta do que o normal, é recomendado consultar um veterinário especializado em aves para uma avaliação.

Nunca medique a calopsita por conta ou por algo recomendado por quem não tem o real conhecimento. Isso, porque os resfriados e gripes em calopsitas são causadas por bactérias, e o tratamento só é feito com antibióticos devidamente receitados por ordem médica.

ar condicionado calopsita

Calopsita com calor ou com frio

A calopsita dá alguns sinais para demonstrar quando está com frio ou com calor. Deixar a ave exposta muito tempo a qualquer temperatura maior ou menor ao qual o corpo dela está acostumado, resulta em doenças.

Se estiver com frio, ela tende a ficar mais perto do dono. As penas ficam mais arrepiadas, como uma espécie de proteção para o corpo. É bom observar se não há alguma corrente de vento direcionada para a gaiola. Colocar um cobertor ou lençol mais grosso pode ajudar.

As aves com calor, abrem as asas e o bico. As penas ficam mais rentes ao corpo, como uma forma de dissipar o calor do corpo. Nesse caso, coloque a gaiola em um lugar mais fresco, porém nunca em frente ao ar condicionado.

Se você chegou até aqui… Está prestes a ter uma calopsita mansa e saudável! 

Ter uma ave exige muitos cuidados! As vezes você pode tomar decisões erradas, isso não é sua culpa…

Felizmente existe um GUIA COMPLETO para você!

Se você ama e deseja que sua calopsita seja dócil e inteligente, clique no botão abaixo⤵️⤵️calopsita

Um vídeo bom que pode te ajudar é esse!⤵️

Obrigado por estar buscando mais informações sobre sua calopsita! Você esta sendo uma pessoa melhor! Temos orgulho de você! 💜💛

 

De sua opinião sobre o artigo!

Comente sobre o texto no comentários, dê depoimentos sobre sua calopsita e o amor que tem por ela. Obrigado a todos que chegaram até aqui!! 💜💛

You might also like

More Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dois × cinco =

Menu